DIA DO PESCADOR COM O MINISTRO DA PESCA

26/06/2010
Capão da Canoa/RS


A AGROAMBIENTAL participou da Festa em comemoração ao Dia do Pescador, no CTG João Sobrinho, que reuniu representantes das Associações de Pescadores do Litoral Norte, do Governo Federal, Estadual e Municipal. A comemoração foi realizada pela Associação dos Pescadores da Zona Norte – ASPENORTE, parceira da Agroambiental. Foi feita entrega e leitura de um documento elaborado em assembléia pelos pescadores, a "Carta da Lagoa", que contém as necessidades imediatas dessa comunidade. Os participantes foram às margens da Lagoa dos Quadros e depois almoçaram uma deliciosa tainha assada preparada e servida pelos organizadores.

Veja a íntegra da CARTA DA LAGOA:

" Nós, Pescadoras e Pescadores profissionais artesanais do litoral norte do Rio Grande do Sul, reunidos no dia 26 de junho de 2010, na sede do CTG João Sobrinho, no município de Capão da Canoa, após análise e discussão da conjuntura da pesca profissional artesanal regional, geramos a CARTA DA LAGOA como uma mensagem coletiva de mulheres e homens organizados na luta por uma melhor qualidade de vida e na busca de melhores condições de trabalho para a categoria da pesca profissional artesanal. Nós somos pescadoras e pescadores do mar e das lagoas, moramos entre o mar e as lagoas. Somos filhos de Açorianos, Índios e Negros, principalmente. Somos mais de 1500 pessoas, aqui no litoral norte do estado, entre o município de Tavares e Torres. Somos de uma categoria que não quer ser extinta, assim como não queremos que o nosso pão seja extinto pela poluição e pelo mau uso da biodiversidade. Somos sujeitos, e assim queremos ser, de uma outra história onde possamos viver com dignidade. Somos gente e cristãos.

Expressamos aqui o que é URGENTE e IMPRORROGÁVEL:

  • Instalação do processo de Ordenamento Pesqueiro da Pesca de Beira de Praia e Revisão da IN 17/2004 que ordena a pesca na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.
  • “Luz Para Todos” para todos os pescadores que moram dentro do Parque Nacional da Lagoa do Peixe e na área de amortecimento da unidade.
  • Incentivo a Aqüicultura para pescadores e a criação do Defeso para o mar.
  • Estudar e promover programas que viabilizem a instalação de Tanques Redes nas lagoas do Litoral Norte do RS.
  • Ampliar e qualificar a fiscalização da pesca industrial que monopoliza, criminosamente, o recurso pesqueiro na costa do litoral norte.
  • Decisão rápida e objetiva em relação aos moradores pescadores do PARNA Lagoa do Peixe
  • Reduzir a burocracia dos financiamentos e que o pescador seja responsável pela dívida individual
  • IPI reduzido para material de pesca, embarcações e motores.
  • Garantir o acesso e melhor qualidade de vida para os pescadores do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.
  • Redução dos órgãos públicos relacionados com a pesca (unificar os órgãos).
  • Reprimir o abuso da autoridade da fiscalização ambiental.
  • Promoção de Programas que permitam agregar valor ao pescado, tais como a instalação de pequenas indústrias pesqueiras.


Capão da Canoa, 27 de junho de 2010.

Assinam as pescadoras e os pescadores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. "

 AGROAMBIENTAL LTDA. Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

POPULARES