DESOBSTRUÇÃO DE SANGRADOURO EM APP DE DUNAS FRONTAIS

28/01/2011
Capão da Canoa/RS


Os sangradouros desempenham importante papel na drenagem pluvial urbana, e processos associados à erosão, transporte e deposição de sedimentos na zona costeira estão diretamente ligados à atividade e ao assoreamento desses canais.

Após constatada obstrução de sangradouro em APP de dunas frontais pela prefeitura, no distrito de Arroio Teixeira, foi realizada a operação de desassoreamento do canal, orientada pelo Geólogo Paulo Leipnitz e supervisionada pelos Biólogos Fernando Campani e Fernanda Germano, no exercício de prestação de serviços técnicos ambientais para a prefeitura de Capão da Canoa. Com a ação, o lago formado devido ao acúmulo de água será drenado, acabando com o desagradável odor característico de água parada e com um perigoso foco de proliferação de doenças, como a dengue.

Devido à abundância de alimento disponível, abrigo e estoque de água doce, esses cursos de água possuem extrema importância ecológica, relacionada à formação de habitats para diversas espécies da fauna, como aves, peixes e anfíbios, afirma Campani. Além do papel ecológico e de enriquecer o sistema costeiro como um todo - carreando nutrientes e sedimentos - os arroios ou riachos, popularmente chamados, ainda embelezam o litoral, quebrando a homogeneidade típica da planície costeira gaúcha.


Fernando Campani e Sr.Alaor Laguna, subprefeito de Arroio Teixeira/RS

AGROAMBIENTAL LTDA. Assessoria de Comunicação agroambiental.net@gmail.com

Nenhum comentário:

POPULARES