ESTUDO AMBIENTAL DO PARQUE NÁUTICO

04/02/2010
Capão da Canoa/RS

Foto: Lagoa dos Quadros - Parque Náutico


O Parque Náutico de Capão da Canoa, nas margens da Lagoa dos Quadros, é uma das últimas e mais bonitas áreas com remanescentes de vegetação nativa e exuberante fauna e flora no Município. Foi palco de grandes atividades esportivas, motocross e náuticas no passado, onde foi construído um píer em parceria com o Governo Estadual.

Em 2004, nasceu o Movimento Popular em Defesa do Parque Náutico de Capão da Canoa e da Lagoa dos Quadros, onde os jovens que freqüentava aquela área em 1986, hoje adultos, com família constituída e atividades profissionais,  juntamente com os jovens dessa geração, uniram-se e formaram o movimento popular, pois não se conformaram com o abandono e a degradação da área  e com o risco de perda e proibição da entrada da população nas margens da Lagoa dos Quadros, um bem público, com patrimônio construído com o dinheiro público.

Destaca o coordenador do Movimento, Ronaldo Souza da Silva, a importância da área junto à Lagoa dos Quadros como uma reserva ambiental, o direito fundamental de usufruir do espaço como público e também garanti-lo às futuras gerações. Lembra dos laços culturais e da história, onde havia no passado um porto para receber as mercadorias para o povoado e transporte fluvial. Salienta que o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, assinou um decreto de desapropriação para a futura implantação do Parque Náutico, devolvendo à população o acesso público à Lagoa. Destaca que o Prefeito é conhecedor da importância do Movimento Popular em Defesa do Parque Náutico de Capão da Canoa e da Lagoa dos Quadros, pois o município está entre o oceano Atlântico e a Lagoa, com a serra do Mar aos fundos, fator para o desenvolvimento do Turismo Ecológico. Além de ser um bonito cartão postal, tem fundamental importância para preservação e conservação da lagoa, pois naquele local é feita a captação para o abastecimento de água potável para a cidade.

Integrando o trâmite  do processo de desapropriação, acontece no dia 10 de fevereiro de 2010, às 19 h, no auditório do Centro Administrativo Municipal Ângelo Maggi Boff, Liz Margarete Vieira Germano, a apresentação do Estudo Ambiental sobre as áreas remanescentes do Parque Náutico, pelo palestrante Fernando Campani, Biólogo da Agroambiental, numa promoção da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, Movimento Popular em Defesa do Parque Náutico e COMDEMA.


FONTE: adaptado de Prefeitura de Capão da Canoa .



Fonte: MPDPNLQ

O ESTUDO


AGROAMBIENTAL LTDA. Assessoria de Comunicação agroambiental.net@gmail.com

Nenhum comentário:

POPULARES