GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

20/11/2010
Capão da Canoa/RS


A Agroambiental, fornecendo consultoria e assessoria ambiental ao município de Capão da Canoa, desenvolveu junto à “Associação Quiosque Legal” uma das etapas do Curso de Gerenciamento de Resíduos no Ponto de Venda. Conduzido pelo Biólogo e especialista em Gestão Ambiental, Fernando Campani, e apoio técnico dos profissionais Fernanda Germano, Bióloga, e do Técnico Ambiental Samir Saded Din, o curso tem como principais temas a redução, coleta, transporte, reciclagem, destinação e potencial de recuperação energética dos resíduos. Para essa fase prática, desenvolvida na beira mar de Capão da Canoa, agregou quiosqueiros, tanto da faixa de areia como do calçadão, além de integrantes da Associação dos Agentes Econômicos Ecológicos de Capão da Canoa (responsável pela Coleta Seletiva da cidade e pela Usina de Triagem Municipal), do Departamento de Meio Ambiente e da ONG 3C.

Esse evento faz parte de uma série de parcerias e ações que buscam qualificar o trabalho prestado pelos quiosques, proporcionando qualidade ambiental, econômica e social para toda a comunidade e visitantes. Unindo segmentos, o intuito geral dessa etapa foi discutir o reconhecimento, separação e logística da coleta dos resíduos, visando tornar mais dinâmico todo esse processo, que gera emprego e renda, além de preservar o meio ambiente e seus recursos naturais. A questão do óleo de cozinha, altamente poluente e muito utilizado pelos participantes, também foi abordada, sendo pré estabelecido um sistema de coleta a ser realizado por uma empresa que beneficia o material, evitando, assim, o descarte irregular, bem como acidentes no transporte e sérios danos ambientais. A íntegra do curso irá fornecer diretrizes detalhadas para o adequado manejo dos resíduos gerados nos quiosques, apontar medidas de segurança, higiene e saúde para o trabalhador, inseridas no contexto econômico socioambiental do litoral norte, estimulando a cidadania e a preservação dos nossos ambientes naturais.

A legislação assegura que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Estado, aos municípios, à coletividade e aos cidadãos o dever de defendê-lo, preservá-lo e conservá-lo para as gerações presentes e futuras, garantindo-se a proteção dos ecossistemas e o uso racional dos recursos ambientais”. Esse, portanto, é um direito e um dever de todos. Nesse âmbito, a Agroambiental, junto ao poder público, parceiros e sociedade, segue com as ações para que a cidade se torne cada vez mais sustentável e acolhedora, visando, sempre, a saúde e o bem comum.


AGROAMBIENTAL LTDA. Assessoria de  Comunicação

Nenhum comentário:

POPULARES