PROGRAMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

25/08/2010
Dom Feliciano/RS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está desenvolvendo um programa de Educação Ambiental nas escolas e nas comunidades do município. No último dia 19 de agosto foi realizada a etapa do Capivari, na escola Oswaldo Aranha. Na oportunidade foram trabalhados valores que conduzem a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta. O método propõe ao aluno e aos cidadãos e cidadãs analisarem o meio em que vivemos e a realidade que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies.

A palestra foi ministrada pelo Técnico Ambiental Samir Saded Din e pelo Biólogo Jéferson Luis da Silva Rosa, ambos da empresa Agroambiental que presta consultoria ambiental ao município de Dom Feliciano.  Na abordagem do tema ambiental, através de discussões foram identificados os principais problemas da região e colocado a importância de saber que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, e que suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital. "A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e  modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos." afirma o Técnico Ambiental Samir Saded Din.

A participação dos alunos e da comunidade foi surpreendente, demonstrando conhecimento, atitude e interesse pelo assunto, bem como pela prática que deve ser exercida. Para a responsável pela escola, Bernadete Slawski de Oliveira, estes encontros com a participação ativa de alunos e comunidade são fundamentais para o desenvolvimento da região. Lamento que mais pessoas não tenham participado, mas já estou satisfeita pelas sementes multiplicadoras que foram geradas hoje, disse Bernadete.

A Professora Dirlei Maria Almeida Matos, professora aposentada foi homenageada pelo seu aniversário e foi abraçada com muito carinho pela sua dedicação e trabalho desenvolvido a favor da natureza. Como presente, a professora pediu uma lixeira comunitária, para que os moradores possam por em prática os cuidados com o meio ambiente. "A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida" completa o Secretario Municipal Celmar Limberger.


AGROAMBIENTAL LTDA. Assessoria de Comunicação
agroambiental.net@gmail.com

Nenhum comentário:

POPULARES