CONVERSÃO DA MATRIZ PRODUTIVA DO FUMO

DOM FELICIANO, 23/9/2010

SEMINÁRIO EM BRASÍLIA



Os técnicos da empresa AGROAMBIENTAL estavam representados pelo Biólogo e Agrônomo Fernando Campani que apresentou esboço de proposta de conversão da matriz produtiva do fumo a partir dos seguintes eixos estratégicos:

a) Articulação das dimensões econômicas, sociais e ambientais. Articular o aproveitamento da biodiversidade, valorizar a diversidade, produção baseada na cooperação e na solidariedade.

b) Ampliar a oferta de linha de crédito articulado com as oportunidades de mercado da produção agroecológica. Financiar sistemas de produção agroecológica e buscar novos mercados para produtos e serviços da agricultura familiar bem como construir novas estratégias de acesso ao mercado já existente.

c) Humanização e promoção da saúde nas comunidades rurais é central para qualidade de vida.

d) Democratização do acesso à comunicação, ao conhecimento e à educação contextualizada e construção de oportunidades fixadoras da população jovem.

Não somos contra o fumo, pois é uma atividade que mantém o agricultor de Dom Feliciano. Somos a favor de uma tecnologia agroecológica e o que deriva desta escola de agricultura. A cooperação, a diversidade e a produção de alimentos. Na prática, propomos um expressivo investimento em ações de Extensão e Assistência Técnica Rural, crédito e formação para jovens. É nesse sentido que fomos contribuir com a administração de Dom Feliciano em Brasília, um seminário que deve orgulhar todos os moradores da cidade de Dom Feliciano, afirmou Campani na sua participação no seminário do MDA.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), realizou, nos dias 16 e 17 de setembro, no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília, o Seminário Fortalecimento do Programa Nacional de Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco - geração de referências a partir de projeto piloto no município de Dom Feliciano/RS (1ª fase). A atividade contou com o apoio da Secretaria Executiva da Comissão Interministerial para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ).


Fonte: Prefeitura de Dom Feliciano

AGROAMBIENTAL LTDA. Assessoria de Comunicação agroambiental.net@gmail.com

Nenhum comentário:

POPULARES