BUTIÁ MODERNIZA MEIO AMBIENTE E BUSCA DIVULGAÇÃO NA EUROPA

O Município de Butiá implanta sistema de licenciamento ambiental informatizado. No dia 24 de novembro próximo, às 19 horas, será feita uma apresentação pública na Prefeitura de Butiá, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente (SMAMA) onde será explicado a inovação do Sistema de Licenciamento Ambiental (SISLAM) no Município. 
O SISLAM consiste em um sistema on-line de licenciamento ambiental, por meio do qual os interessados poderão realizar uma grande parte das atividades do processo necessário para obter licenças ambientais de empreendimentos ou atividades. O produto é uma ferramenta inovadora de gestão, controle e emissão de licenciamento ambiental dos Municípios. Conforme explica o assistente técnico da Prefeitura de Butiá, o Biólogo Fernando Campani, “o sistema opera com duas plataformas de acesso: O acesso externo destinado aos cidadãos/consultores/empreendedores e o acesso interno destinado ao ente público, onde os servidores ambientais cadastrados, mediante login e senha, terão acesso às funcionalidades internas permitidas para operacionalizarem análise dos processos e monitoramento ambiental. Será uma ferramenta que proporcionará maior agilidade e interlocução com os contribuintes. Uma evolução importante para cidade”, atestou Campani. 
A implantação coube à empresa Sislam – Tecnologia Ambiental, de Caxias do Sul. Já o gerenciamento do sistema fica sob responsabilidade dos fiscais e técnicos da Prefeitura de Butiá.
O Município de Butiá está habilitado, desde 2010, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para licenciar atividades de impacto local. E, segundo o Licenciador Municipal, Eng° Clauber Correa, o SISLAM é uma ferramenta para complementar a gestão ambiental, através do controle e emissão de licenciamento ambiental on-line. O site do município contará com o link para que os processos de licenciamento ambiental possam ser solicitados e consultados. Pelo SISLAM, é possível buscar informações ambientais para licenciamento, entrar com requerimento de licença, montar o processo de licenciamento, acompanhar o trâmite dos processos e fazer consultas a outras licenças emitidas. Em um segundo momento, conforme esclarece a servidora do setor de meio ambiente da Prefeitura, a Bióloga Fabiane Viana Santos, “este sistema poderá ser disponibilizado para que os órgãos de controle, como o Ministério Público, tenham acesso a esses processos. Eles poderão ter uma senha para isso. É uma medida de transparência fundamental”.
O mesmo assistente técnico da Prefeitura de Butiá, o Biólogo e dirigente técnico da empresa Agroambiental, Fernando Campani, estará novamente, na primeira quinzena de dezembro próximo, na Alemanha e Áustria, em roteiro de reuniões com industrias que fazem estudos e demonstram interesse de investimentos no Brasil. Campani estará levando um diagnóstico da região carbonífera para atrair empresas de Produção Limpa que queiram instalar unidades nas cidades da região. “Municípios que apresentam indicadores de gestão qualificada, atrai empresas da Europa que estão acostumadas com esse padrão. Certamente que vamos levar, também, um relato do potencial de Butiá e demonstrar os investimentos públicos na área de gestão ambiental”, destacou Fernando Campani.
Fernando Campani, dirigente técnico da Agroambiental. 

Laura Campana Campani
Assessoria de comunicação
AGROAMBIENTAL LTDA

Nenhum comentário:

POPULARES