NOVA CÉLULA PARA DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

01/10/2010
Capão da Canoa/RS

ATERRO SANITÁRIO MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de Capão da Canoa cumpriu exigências técnicas e legais ao concluir uma nova célula para disposição e tratamento dos resíduos sólidos (lixo) no Aterro Sanitário de Capão da Canoa. Até o momento o Aterro Sanitário da Prefeitura vinha improvisando e remanejando a massa de resíduos depositada irregularmente durante período anterior a administração do prefeito Amauri Germano. De acordo com o Gerente da Usina, Levi Rocha, declarou que o manejo e as operações realizadas no Aterro Sanitário nos últimos meses, foram direcionados para uma efetiva regularização da unidade e corrigir os impactos ambientais originados pela disposição irregular de uma grande quantidade de resíduos.

O consultor ambiental da Prefeitura de Capão da Canoa, Fernando Campani, destacou a importância da obra concluída e os prognósticos sobre o Aterro Sanitário: “até o início de 2011 esperamos encerrar um ciclo de irregularidades que vinham colocando o Aterro Sanitário numa condição judicializada. Vamos retomar a condição original do aterro sanitário da cidade, resgatando a licença ambiental da FEPAM-RS através da ampliação da área para receber uma nova célula para disposição do resíduo da construção civil, instalar um amplo pátio de compostagem para os resíduos orgânicos oriundos das podas da vegetação da cidade e qualificar o sistema de tratamento de efluentes com ampliação dos tanques de oxigenação e tratamento biológico. É indispensável também citar que a administração vem dando suporte técnico e colocando investimentos no Centro de Triagem de Resíduos que beneficia dezenas de famílias. O sucesso desta etapa se deve ao trabalho dos técnicos da prefeitura e a cooperação entre as secretarias da administração municipal”, afirmou Campani.



Fonte: Google Earth 2007

“A gestão dos resíduos da cidade é uma obrigação do poder público e de responsabilidade de todos. Não vamos abrir mão da posição de governo que a sociedade precisa conhecer o que é seu. Lixo não se esconde. Lixo se recicla. É responsabilidade de todos nós conhecermos para onde está indo o que geramos. Vamos incentivar a sociedade para reflexão sobre o lixo. Vamos tornar o aterro sanitário de Capão da Canoa uma estrutura eficaz no tratamento do resíduo e capaz de cumprir o seu papel pedagógico”, afirmou o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Planejamento, Marco Lima. 

O meio ambiente é uma prioridade e uma das principais preocupações deste o começo de sua gestão, afirma o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, salienta, o meio ambiente e todo o eco sistema no município e sua preservação nos leva a implantação de mecanismos modernos ,dentro das normas ambientais propostas pelos organismos oficiais de proteção e buscar avanços substanciais em todas as esferas que envolvem as diversas atividades nesta área, finalizou o prefeito. 

Fonte: PMCC, Fotos Beto Rodrigues

  AGROAMBIENTAL LTDA. Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

POPULARES