ASSESSORIA AO PROGRAMA DE AQUICULTURA FAMILIAR

Butiá-RS/BR
23/3/2011

De Aquicultura familiar. Butiá-RS/BR


AGROAMBIENTAL ASSESSORA PROGRAMA DE AQUICULTURA FAMILIAR EM BUTIÁ-RS

Durante os primeiros quinze dias de março a Secretaria de Agricultura e Proteção ao Meio Ambiente (SMAMA) da Prefeitura de Butiá-RS deu início à primeira fase do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar (Pró-Peixe). O programa visa beneficiar 30 produtores em 2011 e será ampliado progressivamente nos próximos anos. A primeira fase do projeto consiste na visita às propriedades dos produtores inscritos para participar do Pró-Peixe para ver a viabilidade ambiental do empreendimento que deverá ser licenciado pela Fepam e pela SMAMA.
Segundo o engenheiro agrônomo da SMAMA, Clauber Marques Corrêa, temos cerca de 60 produtores interessados, mas apenas 30 serão selecionados.  A seleção deverá levar em consideração quesitos como viabilidade ambiental, econômica e logística, disse o agrônomo encarregado pela visitação técnica nas propriedades.
O Pró-Peixe consiste na construção de um açude para cada produtor beneficiário, cursos de capacitação, repasse de alevinos e auxílio na participação de feiras. O projeto criado pela SMAMA conta com a assessoria ambiental da empresa Agroambiental que participa do programa desde a sua concepção e articulação técnica com o Ministério da Pesca. O técnico ambiental da AGROAMBIENTAL, Samir Saded Din, realiza as primeiras visitas técnicas aos produtores selecionados. O nosso papel é garantir a sustentabilidade ambiental do programa, sustentou Saded Din.  O Ministério da Pesca e Aquicultura também destinará recursos para a execução do programa que tem como meta fomentar a criação de peixe (piscicultura) fazendo da atividade um meio de geração de trabalho e renda no campo. Conforme o aumento da produção local, o peixe poderá ser adquirido pela Prefeitura para ser incluído na merenda escolar.



AGROAMBIENTAL Ltda. campani@agroambiental.net.br
CAPÃO DA CANOA/RS-BR (51) 3502 4779 / 8436 2425  
SÃO JERÔNIMO/RS-BR (51) 3651 4605 / 9805 4365 

Nenhum comentário:

POPULARES