RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS - SOMOS RESPONSÁVEIS PELO QUE GERAMOS

       Diariamente o Brasil produz 150 mil toneladas de lixo, das quais 40% são despejadas em aterros a céu aberto, segundo a associação Compromisso Empresarial para a Reciclagem – Cempre - entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem e mantida por empresas privadas. A pesquisa apontou, ainda, que penas 8% dos 5.565 dos municípios adotam programas de coleta seletiva. Capão da Canoa, há onze anos, é um deles, mantendo, inclusive, um aterro sanitário com tratamento de chorume.
     Considerada pela maioria dos ambientalistas uma verdadeira vitória brasileira, o Brasil tem hoje uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal 12.305, de 2 de agosto de 2010, e regulamentada pelo Decreto Federal 7.404, de 23 de dezembro de 2010. É importante ser destacado que o gerador do resíduo é o único responsável pelo ele. Mesmo depois de ser transportado pelo caminhão de coleta, estar acondicionado temporariamente no galpão de triagem, e seguir seu caminho, continua tendo endereço de origem e responsabilidade do gerador. Deve ser destinado corretamente, para o bem comum. Não é um favor, é uma atitude consciente coletiva. 
      Nesse âmbito, Capão da Canoa, com o elevado número de indivíduos que se desloca para o município na temporada de verão, atenta especialmente seu olhar para a geração de resíduos sólidos à beira mar, em parcerias e trabalhos realizados entre município, associação Quiosque Legal, Agentes Ecológicos, e técnicos da Agroambiental e da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento. 
        Veja matéria realizada pela TV ULBRA, com participação do Biólogo e Eng. Agrônomo Fernando Campani, Perito Ambiental, responsável técnico pela assessoria ambiental prestada ao município pela Agroambiental. Confira:


Matéria gravada em 07/01/2012 e veiculada em 09/01/2012. 

Nenhum comentário:

POPULARES