VAZAMENTO DE ÓLEO NO LITORAL

A Associação dos Pescadores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul entrou com ação no Ministerio Público cobrando indenização em razão do vazamento de óleo no mar de Tramandaí no dia 26 de janeiro. A ação foi entregue nesta sexta (3) no MP em Capão da Canoa. Com a proibição da pesca, os profissionais alegam que tiveram prejuízo.
"Não foi dimensionado na ação o valor de indenização. Pedimos ajuda para que a promotoria levante esses danos e cobre dos responsáveis os prejuízos", disse o biólogo e assessor técnico da associação, Fernando Campani.
 De acordo com Campani, os pescadores ainda não retomaram as atividades desde o vazamento. A praia de Tramandaí ficou fechada para banho de quinta (26) a segunda (30). "Eles não voltaram a pescar porque há dúvida. Quem garante a qualidade do pescado?", alerta.
A associação reúne cerca de 3,5 mil, que tem na atividade a principal fonte de renda da família.  O vazamento está sendo investigado pela Polícia Federal e pela Polícia Civil. Na quarta-feira (1), técnicos do Ibama vistoriaram a válvula que causou o vazamento.
O vazamento ocorreu a seis quilômetros da costa, durante uma operação de descarregamento de petróleo de um navio para uma monoboia da Transpetro. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, o volume de óleo despejado no mar foi de 1,2 metros cúbicos (1,2 mil litros), mas a PF estima que o volume seja bem maior, de 20 metros cúbicos (20 mil litros).

Nenhum comentário:

POPULARES