PESQUISA SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS INCLUI ESTUDANTES DE ESCOLA RURAL



O município de Arroio dos Ratos está inovando com a parceria da empresa Agroambiental. Tudo começou com a necessidade da elaboração do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos da cidade. A equipe da Agroambiental entrou com a ideia inovadora e o conhecimento técnico e os servidores municipais concordaram com o desafio. Diferente de como estão sendo elaborados os Planos de Gestão dos Resíduos Sólidos, na maioria das cidades brasileiras, em Arroio dos Ratos, o trabalho de pesquisa sobre os resíduos sólidos conta com a participação dos estudantes da Escola Rural Municipal James Johnson, localizada no Faxinal, no interior de Arroio dos Ratos.
Os alunos estão realizando pesquisas relacionadas à geração, tratamento e destinação dos resíduos sólidos no meio rural, observando a realidade de cada aluno. O tema será transversalizado em todas as disciplinas da escola, pois é perfeitamente integrado aos conteúdos programados das matérias de matemática, português, ciências, artes e outras. O propósito da pesquisa será para fornecer dados ao Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos em fase de elaboração pela equipe da Agroambiental e o departamento de meio ambiente da Prefeitura. De acordo com o coordenador da pesquisa e diretor da Agroambiental, Biólogo Fernando Campani, a tarefa em construção não será concluída com a elaboração do Plano. “O nosso objetivo, acima de tudo, é de fornecer um instrumento pedagógico para uso permanente, pois a pesquisa deve motivar e sensibilizar para melhores atitudes em relação aos resíduos sólidos, o lixo. Queremos contribuir com a formação de uma juventude consciente com a produção e destinação dos resíduos sólidos. É impossível não relacionar os problemas da poluição ambiental com os conteúdos escolares. É assim que efetivamente formamos cidadãos e cidadãs”, concluiu Campani.
A pesquisa será apresentada no II Seminário sobre Resíduos Sólidos na Comunidade. O evento será realizado no dia 01 de outubro de 2012, com início às 14 horas, nas dependências da escola James Johnson, localizada no Faxinal, no interior de Arroio dos Ratos.
A empresa Agroambiental já se comprometeu em apoiar um estudante da escola James Johnson no custeio de viagem para participar, em 2013, na cidade de São Paulo-SP, do Congresso Brasileiro de Saneamento, onde inclusive, se o trabalho for selecionado, será publicado o Plano Municipal de Arroio dos Ratos com a produção da escola James Johnson. 


POPULARES