Curso de Capacitação Ambiental


Foi realizado, nos dias 9, 10 e 17 de agosto na Prefeitura Municipal de Capão da Canoa – RS, o curso de Capacitação Ambiental, para os funcionários do órgão. O responsável pela didática do curso foi Fernando Campani, diretor técnico da Agroambiental. 
O objetivo foi de aperfeiçoar o trabalho daqueles que fiscalizam os empreendimentos do município, abrangendo temas como: Aterros sanitários e lixões, poluição sonora e visual, o perigo de espécies exóticas, leis municipais, estaduais e federais, licenças ambientais e sanitárias e uma série de assuntos para conhecerem as particularidades da cidade e, também, da população caponense. 

2º Encontro do Ciclo Saúde Ambiental "Desafios em Saúde Ambiental"

A equipe da Agroambiental (Ronaldo Campana, farmacêutico, Daniele Campani, bióloga e, a estudante do curso de engenharia agronômica, Laura Campani) participou na última quarta-feira, dia 22 de agosto, do 2º Encontro do Ciclo Saúde Ambiental "Desafios em Saúde Ambiental", em Porto Alegre, no auditório da Faculdade de Farmácia da UFRGS. O tema do encontro foi: ''Medicamentos vencidos, por que e como recolher''.
O objetivo foi oferecer informações, por meio de palestras, e sugerir ações orientadoras e esclarecedoras para a sociedade em relação aos impactos negativos de um descarte equivocado de medicamentos - impactos estes que atingem diretamente a saúde e o meio ambiente.  

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO TRABALHO.

A Agroambiental Soluções Ambientais Ltda. é uma organização privada com sede em Capão da Canoa, Triunfo e São Lourenço do Sul. A empresa atua em três estados do Brasil (RS, SC e SP). A equipe é composta por profissionais com experiência em gestão técnica e administrativa de processos e conflitos socioambientais. Possui técnicos treinados e sensibilizados para proporem soluções de maneira integrada às questões sociais, econômicas e ambientais. A missão principal da Agroambiental está voltada para a defesa dos bens e direitos sociais coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos. A equipe possui formação acadêmica de nível superior, com especializações nas áreas de gestão ambiental, saneamento, saúde pública, geologia e sociologia. Atuam como consultores, peritos, mediadores, educadores, pesquisadores, gestores, coordenadores, projetistas, assessores, avaliadores e técnicos cientistas, voltados para o desenvolvimento sustentável em parceria com organizações privadas e públicas.


Saiba a diferença.


O Lixão representa o que há de mais primitivo em termos de disposição final de resíduos. Todo o lixão coletado é transportado para um local afastado e descarregado diretamente no solo, sem tratamento algum. Infelizmente, é dessa forma que a maioria das cidades brasileiras ainda "trata" os seus resíduos sólidos domiciliares.

O Aterro Sanitário é um tratamento baseado em técnicas sanitárias (impermeabilização do solo/compactação e cobertura diária das células de lixo/coleta e tratamento de gases/coleta e tratamento do chorume), entre outros procedimentos técnico-operacionais responsáveis em evitar os aspectos negativos da deposição final do lixo, ou seja, proliferação de ratos e moscas, exalação do mau cheiro, contaminação dos lençóis freáticos, surgimento de doenças e o transtorno do visual desolador por um local com toneladas de lixo amontoado.

O sistema de aterro sanitário precisa ser associado à coleta seletiva de lixo e à reciclagem, o que permitirá que sua vida útil seja bastante prolongada, além do aspecto altamente positivo de se implantar uma educação ambiental com resultado promissores na comunidade, desenvolvendo coletivamente uma consciência ecológica, cujo resultado é sempre uma maior participação da população na defesa e preservação do meio ambiente.

As áreas destinadas para implantação de aterros têm uma vida útil limitada e novas áreas são cada vez mais difíceis de serem encontradas próximas aos centros urbanos. Aperfeiçoam-se os critérios e requisitos analisados nas aprovações dos Estudos de Impacto Ambiental pelos órgãos de controle do meio ambiente; além do fato de que os gastos com a sua operação se elevam, com o seu distanciamento.

A instalação de Aterros Sanitários deve ser planejada sempre associada à implantação da coletiva seletiva e de uma indústria de reciclagem, que ganha cada vez mais força. 

- http://www.ecolnews.com.br/lixo.htm  












 

POPULARES